quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Noivo elegante

Numa circunstância tão solene e formal como um casamento, a única hipótese de um homem se apresentar elegante é pela sobriedade. Seja qual for a sua opção em termos de roupa, mantenha-se discreto.
O noivo é a principal figura masculina da festa. Isto não quer dizer, contudo que deva diferenciar-se radicalmente dos restantes convidados do sexo masculino. É que, se no que diz respeito às senhoras, a elegância pode ser conjugada com originalidade e detalhes arrojados, nos cavalheiros a discrição é fundamental. Há mesmo quem diga que um homem, em circunstância de gala ou cerimônia formal, só está realmente bem se não se der por ele. O noivo mais garboso é o que deixa, sobriamente, a sua noiva brilhar.
Tal como a noiva, ele  também deve, oito meses antes, dirigir-se a um atelier e escolher o modelo que mais lhe agrade. Isso, sem nunca esquecer que a roupa varia conforme o tipo de cerimônia, a hora e a estação do ano.
Em alguns casamentos, realizados na parte da manhã ou à tarde, o noivo usa o tradicional fraque. Esta vestimenta consiste num casaco preto ou cinzento com abas que batem na parte detrás do joelho; calças cinzentas ou pretas com uma risca fininha e colete cinzento. Deve ser combinado com camisa branca e gravata cinzenta.
Se optar por casar vestindo um smoking preto, que seja composto por casaco preto de abas e calças com uma lista brilhante de lado. Usa-se com camisa branca, faixa e laço.
Noivos mais discretos podem recorrer a um terno com colete, que deve ser combinado com uma camisa branca. Se quiser, pode substituir a gravata comum pela  gravata mais larga, que é atada em forma de lenço e presa com um alfinete.