quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tarefas dos padrinhos e das madrinhas!


Escolher um padrinho ou uma madrinha é um passo importante para celebrar este dia. Deverá ser alguém de quem goste. A tradição religiosa diz que os padrinhos de baptismo devem ser convidados para esta função, contudo imagine que já não tem laços com eles ou que com o passar dos anos perdeu a intimidade, então o melhor é convidar alguém que lhe diga algo. Alguém por quem sente carinho e amizade. Opte por alguém tranquilo e com bom gosto que os ajude a organizar a boda com requinte sem gastarem muito dinheiro. Se o casamento for religioso os padrinhos têm de ser baptizados.

A nossa tradição diz que os padrinhos de casamento terão de oferecer o vestido da noiva (os padrinhos da noiva), o fato do noivo (os padrinhos do noivo) e as alianças (esta despesa é partilhada por ambos). O padrinho da noiva, em caso de falta do pai, tem responsabilidade acrescida de levar a noiva até ao altar.
Curiosamente agora há já quem escolha duas pessoas para os acompanhar neste dia, assim não ferem susceptibilidades e as despesas são partilhadas. Porém, nem todos podem assinar o livro de assento, por isso pense bem não vá alguém sentir-se descriminado. Caso não siga esta via e se houver alguém que possa ficar melindrado por não ter sido escolhido/a para este papel, então pense numa solução que lhe dê destaque. Convide-o/a para mestre de cerimónia, ou seja atribua-lhe o papel de receber os convidados ou convide-o/a para fazer uma leitura na igreja.

Tarefas da madrinha
  • Ajudar a escolher o vestido e pagá-lo;
  • Dar opinião sobre o penteado e a maquilhagem adequada;
  • Participar na selecção do segundo fato;
  • Auxiliar na organização do casamento;
  • Ajudar a preparar a despedida de solteira da noiva;
  • No dia do casamento deve acompanhar a noiva ao cabeleireiro e ajudá-la a vestir-se, bem como deve estar sempre atenta aos pormenores para que esta esteja sempre impecável;
  • Fica responsável pelo bouquet da noiva durante a cerimónia;
  • Durante a recepção deve dançar com o padrinho e ajudar na decoração do carro para quando os noivos se forem embora;
  • Caso estes vão para sua casa na primeira noite esta deve ajudar a fazer a cama. Há quem pregue partidas aos noivos, como por exemplo coser os lençóis, colocar arroz ou açúcar na cama mas convém ter cautela e não fazer este tipo de partida a quem não tiver sentido de humor. É um dia stressante e cansativo. Os noivos chegam a casa exaustos