quinta-feira, 17 de março de 2011

Recepção bolo com champangne

Normalmente quando encontramos um casal que namora ou que já são noivos há bastante tempo, a pergunta que eles sempre escutam é: “Quando será o casamento?”


Nos dias de hoje, a maioria desses casais respondem que estão juntando dinheiro para o tão sonhado dia e para a vida nova. Mas existe algum tipo de celebração que seja mais econômico para o casal, sem perder o charme e o requinte?


O tipo de cerimônia conhecida como “Bolo com Champanhe” é um tipo de recepção que é tida como solução para alguns casais que desejam casar e não querem ou não podem gastar muito com a festa, mas sem perder a sofisticação do grande dia. Os noivos que querem fazer um casamento belíssimo e não desejam gastar muito, devem começar a planejar com antecedência para ter tempo de pesquisar preços e também guardar o dinheiro suficiente para arcar com as despesas.


A tradicional recepção “Bolo com Champanhe” é uma recepção chique, simples, mas que não significa necessariamente que os noivos não possam pagar o casamento. É uma opção simpática para o casal poder comemorar praticamente em qualquer horário, sendo mais adequado durante a manhã e períodos do dia até o final da tarde.


Para quem quer economizar no casamento, é bom prestar atenção também na data escolhida e no dia da semana. Todo mundo sabe que maio é conhecido como “mês das noivas”, portanto quem resolve casar neste mês, tende a gastar mais com a cerimônia, pois alguns preços como de vestidos de noivas, aluguéis de salão para festa, flores para decorar igreja, acabam subindo um pouco durante este mês.


Os sábados e domingos também costumam ser mais caros. Por outro lado, maio é um dos melhores meses para as viagens de lua-de-mel, pois é a época de baixa estação e promoções de pacotes de viagens. Para o casamento na igreja, a festa pode ser feita no salão anexo, em um local próximo, pois essa recepção costuma ser rápida.


No convite deve ser mencionado que se trata de um casamento informal, e o padre também pode informar, ao final do ato religioso, que os noivos convidam para um brinde no local escolhido, fica simpático, atual e não exige muitos gastos. A maior restrição da igreja sobre a cerimônia e a festa é em relação às músicas. Na igreja, é preciso uma prévia conversa com o pároco para que não tenha risco da música ser vetada, pois algumas só aceitam as músicas litúrgicas.


Na festa, como é uma consequência do ato religioso, deve-se evitar certos tipos de músicas, como as de duplo sentido. Para o cardápio vale ressaltar que o tipo de comida e bebida será responsável por grande parte do sucesso da recepção. Portanto, um champanhe de boa qualidade, doces requintados e um bolo especial são indispensáveis.


Outras bebidas como cerveja, refrigerantes, sucos, água são boas opções e deve-se servir também canapés, entradas, pratos intermediários, salgadinhos, frios e sobremesas, o que não custa muito caro. A vantagem é que esses pratos não precisam ser tão produzidos, mas quanto mais sortido, melhor. É o toque de sofisticação do seu dia.


Para animar: música. Não precisa exagero, mas também não pode economizar. As opções são desde um (bom) som ambiente, ou até contratar um DJ para a diversão dos convidados. Se a cerimônia for na igreja, você ainda pode economizar utilizando o salão e negociar o pacote de todos os serviços, incluindo a decoração, foto e imagens. Finalmente, como lembrancinha sem erros, a opção são os bolinhos bem-casados ou outra lembrancinha com um cartão para agradecer a presença dos convidados.