terça-feira, 5 de julho de 2011

Traje para baile de formatura

“A roupa de gala tem seu toque teatral, mas não a confunda com traje de odalisca. Festa a rigor não é sinônimo de baile a fantasia. O tubo preto, com fenda lateral, é um clássico. Uma linda sandália e um écharpe de mousseline... é chique e arrasador.”
Glória Kalil – autora do livro Chic.

O baile de formatura é uma ocasião especial para o formando e família que serão destaque no evento, podendo brilhar usando um lindo traje.

Se no convite não vier especificado o gênero do traje ou, no caso de dúvida, é prudente consultar os envolvidos.

Um evento deste porte geralmente requer traje rigor, dessa forma, adote um modelo que se adapte ao seu estilo pessoal, tipo físico e que você se sinta à vontade com o mesmo.

Para as mulheres poderá ser utilizado o vestido longo ou na altura do joelho, de modelo elaborado, tecidos finos, brilhos, brocados, cetim, renda, decotes e fendas.

A cor do tecido deve ser escolhida baseando no tom da pele, mulheres de pele morena devem evitar tons que as deixem apagadas, optem por cores vivas ou claras, mulheres muito claras devem evitar vestir-se totalmente de branco ou bege, os tons mais escuros e vivos são ideais.

Evite alguns tipos de tecidos que podem evidenciar as curvas do corpo, revelando o indesejado.

Os acessórios para as mulheres devem ser: bolsa pequena, jóias ou bijuterias finas, xales, estolas, sapato de salto alto, podendo ser uma bonita sandália, sapato chanel ou scarpim.
Sendo que o salto alto um pouco grosso oferece maior conforto ao andar e dançar.

O penteado e maquiagem também devem seguir seu estilo e tipo físico, pois apesar da noite permitir ousadia estes deve realçar sua beleza natural.

Caso seja possível, realize um teste de penteado e maquiagem antes da grande noite.

Para os homens terno escuro, camisa social e gravata, com sapato de couro, cinto e meia escuros, combinando com o tom da calça.

O lenço de bolso não deve ser de estampa idêntica à da gravata e sim estar em harmonia com esta e com as outras cores do traje.

Se tiver dúvida é aconselhável pedir ajuda a profissionais que entendem do assunto, sobre o vestido/terno, acessórios, maquiagem e penteado, seja qual for o seu estilo.

Evite deixar para última hora a escolha do traje, para garantir tempo suficiente para que sejam feitos os ajustes necessários.

Caso o convite exija traje black-tie, o longo para as mulheres é obrigatório e para os homens smoking preto, camisa branca, com faixa na cintura, gravata borboleta, sapatos e meias pretos.

Confira algumas ideias que separamos para vocês.