segunda-feira, 25 de julho de 2011

A História do Bem Casado


O bem casado que conhecemos hoje é uma variação das já famosas receitas de casadinhos portugueses. Estes doces são comuns até hoje em dia em Portugal, sendo assim um item indispensável nas festas e comemorações lusitanas. A diferença básica entre casadinho português e o bem-casado brasileiro é que a textura do casadinho português é mais densa.

Tem origem incerta, porém, sabe-se que surgiu na Europa entre os séculos XVIII e XX. Ganhou formas e recheios pelo mundo, passou por transformações consideráveis com o passar dos anos no que diz respeito ao doce oferecido em casamentos. Em Portugal, o doce se apresenta com uma camada de ovos moles no meio, uma mania lusitana, e ainda é presente no Rio de Janeiro onde a influência portuguesa é bem expressiva. Em São Paulo predomina o doce de leite claro ou o escuro. Outro recheio bastante comum é o de leite condensado cozido na própria lata, voltando às origens do bem-casado, pois o leite condensado foi criado na Suíça, no século XIX, e popularizou-se principalmente na culinária brasileira em bolos, pudins, pavês e outros doces.

Fato curioso é que o brasileiro tem dado o famoso “jeitinho” para aproveitar o sabor e a simbologia que carrega a tradição do bem-casado para servi-lo em outras ocasiões.

As empresas os oferecem como lembranças em eventos, mas aí o nome muda para “bem-sucedido” e tem como significado sucesso e fortuna. As mamães também servem o doce comemorando o nascimento de seus pequenos com o nome de “bem-nascido”, traz saúde e uma vida feliz para a criança. Em aniversários a versão servida é o “bem-vivido”. E por aí vai, o que vale mesmo é a intenção e, claro, a possibilidade de degustar o doce.

 O que torna o bem casado especial é o toque pessoal dado à receita. Quanto às embalagens, podem ser desde papel crepom envolto com fita de cetim até mesmo tecidos, envoltos por detalhes como cristal e flores, seguindo as cores e temas da decoração da festa.

O bem casado representa a união de duas pessoas com doçura. Significa que mesmo sendo duas pessoas diferentes, seriam a partir de então unidos pelo amor para sempre. Comer o bem casado é um gesto de desejar ao casal uma vida doce e cheia de felicidade, alegria e amor.

Escolhemos alguns modelos lindinhos para vocês .