quinta-feira, 23 de junho de 2011

Etiqueta para convidados em casamentos

Acho maravilhoso quando o convidado se porta bem... os noivos não devem reparar nas coisas que acontecem num casamento, mas com certeza tem sempre alguém que repara e tudo vira comentário no dia seguinte... PODE TER CERTEZA!

Então se você foi convidado(a) para um casamento, há algumas coisinhas que precisa lembrar para que tudo corra bem...

R.S.V.P.
É a sigla da expressão francesa Respondèz s'il vous plait, que em português quer dizer Responda, por favor.

Em geral aparece em convites impressos, abaixo, à esquerda ou em um cartãozinho anexo, seguida de número de telefone e prazo para que o convidado confirme sua presença na festa. Caso haja esta sigla em seu convite, telefone e confirme quantas pessoas, das que foram convidadas, comparecerão à festa. O mesmo vale para convites que trazem a frase Favor confirmar presença até o dia... Lembre-se que os noivos dependem desta confirmação para montar a lista de convidados e informar ao buffet o número exato de convidados. Se você não confirmar e resolver aparecer na última hora, certamente causará algum transtorno para os organizadores da festa.

PRESENTES
Descubra onde os noivos deixaram a lista de presentes e escolha um item que esteja de acordo com seu orçamento. Qualquer que seja sua escolha, utilizando a lista você terá certeza de os estar presenteando com algo que realmente precisam. Caso não haja lista, use o bom senso. Prefira um presente útil a algo muito “original” e de gosto duvidoso. Não se esqueça de escrever um cartão de felicitações!

Caso a própria loja não se encarregue disso, os presentes deverão ser entregues, com antecedência, na casa da noiva. Se você veio de longe ou por algum motivo não pode entregar seu presente antes, o ideal é levá-lo até a casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento.

Evite, de qualquer maneira, levar o presente para a igreja ou salão!!!

TRAJES
O traje dos convidados deve estar de acordo com o horário e o estilo do casamento. Casamentos durante o dia dispensam brilho nas roupas – já à noite, o brilho é super apreciado. Casamentos pela manhã pedem roupas mais leves (mas ainda de tecidos nobres) e o comprimento das saias pode ser no joelho – nos outros horários, longo sempre funciona melhor. Casamento na praia pede uma roupa em estilo luau, com tecidos mais simples. Pode ser óvio, mas vale sempre lembrar: branco só para a noiva! Se for madrinha, somente vestido longo! Algumas noivas podem indicar a cor da roupa das madrinhas (esse é um costume bem americano, onde o modelo, inclusive, é o mesmo para todas), e, neste caso, convém seguir o pedido dela.

Uma dica charmosa (mas não é uma regra) é que a gravata do padrinho combine com a cor do vestido da madrinha com quem se faz par. Por mais informal que seja o casamento, jamais apareça de jeans e/ou camiseta! Faça isso e será O comentário da festa! Vestir-se bem é uma forma de homenagear os noivos e de demonstrar consideração por eles.

HORÁRIO
Respeite o horário do convite: não conte com o atraso da noiva, esteja na igreja pelo menos 15 minutos antes do indicado no convite. E jamais vá direto para a festa, compareça à cerimônia religiosa, se não fica a impressão de que você só foi para comer. Caso aconteça um imprevisto e você chegue atrasado à cerimônia, escolha as entradas laterais e nunca a entrada principal e faça sua entrada com a máxima discrição.

Não seja o último a deixar a festa: tem gente que tem mania de achar que a comida e a bebida do mundo vão acabar em um dia e se deve aproveitar ao máximo essa “última chance”. O ideal é sair enquanto ainda não deu vontade de tirar o pé do sapato que começa a apertar ou quando começa a sentir que já bebeu demais. Os pais dos noivos devem ficar até o final, pois são os anfitriões da festa. Mas imagine o cansaço deles e evite que fiquem fazendo sala para você.

COMPORTAMENTO
Não exagere na bebida: todo mundo deve conhecer seu próprio limite e bebida em excesso nunca termina bem. Pense que tudo estará registrado em vídeo e fotos, portanto evite fazer algo de que se arrependerá depois.

Crianças pequenas devem ir a casamentos?: Mesmo que o convite se estenda à família, evite levar crianças pequenas a casamentos, pois elas ou são sempre muito agitadas e ficam correndo, gritando e coisas do tipo ou se cansam muito rápido e ficam recostadas pelos cantos, adormecidas. Alguns noivos colocam nos convites a observação de que não querem crianças pequenas no casamento (não é algo lá muito elegante de se fazer, mas muitos o fazem sem dó nem piedade).

Levar o cachepô para casa: no final da festa, todo mundo quer levar o enfeite de centro de mesa para casa, mas NÃO LEVE, a menos que haja um cartãozinho anexado a ele dizendo que se trata da lembrancinha da festa. Muitas vezes, o cerimonial cobra dos noivos pelos cachepôs levados pelos convidados.

Lembrancinhas: em geral, as lembrancinhas são encomendadas na quantidade correspondente ao número de convidados, por isso fica feio e muito deselegante pedir uma a mais para levar para casa (ou mesmo pegar uma sem a permissão). Também não se deve pedir para levar um pedaço de bolo para casa, por mais gostoso que esteja!

Fotografias: não se deve insistir para ser fotografado e quando o fotógrafo aparecer aja naturalmente. Você pode levar sua própria câmera (hoje em dia não há como impedir isso), mas porte-se com discrição e jamais esteja na frente dos fotógrafos oficiais, atrapalhando seus melhores cliques.

A Farra da Gravata: o ritual em que os amigos do noivo vendem pedaços da gravata dele para ajudar nas despesas da lua de mel tem sido cada vez mais comum em casamentos. Vá preparado para contribuir, mas caso não possa ou não queira contribuir com uma grande quantia, leve dinheiro trocado.

Os noivos são o centro das atenções: por mais íntimo que você seja, evite alugá-los demais, pois eles devem dar atenção a todos os convidados