sexta-feira, 11 de março de 2011

Dúvidas mais freqüentes quando chega a hora da Formatura.


Penúltimo ano de curso e já começa a correria para iniciar os preparativos para a tão sonhada e esperada festa de formatura, e, nesse momento, surge a questão. Por onde e de que forma a festa de formatura deve começar a ser organizada?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer, que a data mais indicada para começar a iniciar os preparativos para a festa de formatura, não é no penúltimo ano, como ocorre, e, sim, a partir do 2° ano de curso, ao decidir por iniciar nesse período, é possível organizar com muito mais tranqüilidade e evitar eventuais imprevistos, muitas turmas deixam para iniciar os preparativos apenas no penúltimo ano de curso, daí bate o desespero.


Em segundo lugar, é necessário levantar o número de alunos interessados em participar da comissão de formatura, após essa fase, é necessário que se faça uma votação para verificar quem serão os alunos que estarão à frente da organização da festa, ou seja, será preciso escolher quem será:


1 – Presidente 2 – Vice - Presidente 3 – Tesoureiro 4 – 1 ° Secretário 5 – 2 ° Secretário. Determinado os integrantes da Comissão de Formatura, é hora de elaborarem um Estatuto. O estatuto é um documento que deverá conter um conjunto de normas, previamente acordadas pela Comissão de Formatura, indispensável, para reger todas as suas atividades. Findo o estatuto, a Comissão de Formatura poderá dar início a votação com a presença de todos os alunos a respeito do:

1. Orador (a) – Deverá ser escolhido “um” aluno por curso, geralmente deve ser o aluno que se destacou durante o curso. A sua função será de representar os formandos, fazendo o uso da palavra para expressar os anos vividos durante o curso, relatar a trajetória da turma, a importância da instituição de ensino na graduação e as expectativas dos formandos para o futuro, tudo isso em um tempo máximo de 05 minutos.

2. Patrono / Patronesse - deverá ser escolhido “um” patrono por curso. A sua função será de defender cada formando perante a sociedade, será o defensor padroeiro, além disso, deverá realizar um discurso em um tempo máximo de 05 minutos, o discurso deve ter como base a importância da profissão dos graduados na sociedade e desejar sucesso na nova etapa a ser vivida pelos formandos.


3. Professor (a) Paraninfo (a) - deverá ser escolhido “um” professor paraninfo por curso. A sua função é atuar como padrinho ou testemunha dos alunos formandos perante a sociedade, realizando um discurso de congratulação, que deve durar no máximo 05 minutos, o discurso deve ter como base ressaltar a importância da profissão dos graduados na sociedade e desejar boa sorte e sucesso na nova etapa a ser vivida pelos formandos.


4. Juramentista - deverá ser escolhido “um” aluno por curso. Sua função será a de representar os demais formandos e proferir o juramento oficial específico de cada curso. Para o juramento o aluno deverá seguir um protocolo, deverá dirigir-se à tribuna e, com o braço direito estendido, ler o juramento, enquanto os demais, de pé, também com o braço direito estendido, acompanham a leitura. Ao final desta, todos, em uma só voz repetem: “Assim Prometo” ou “Eu Juro”. Caso a Colação de Grau seja composta por mais de um curso, será escolhido um único juramentista para representar o grupo.

5. Aluno (a) Requerente de Grau – deverá ser escolhido “um” aluno por curso, entretanto, essa função é opcional. Sua função seria de representar os demais formandos perante a autoridade acadêmica (Diretor ou representante) e receber o Grau em nome dos formandos, entretanto, é uma função facultativa, pois não há impedimento caso cada aluno queira receber o Grau.

6. Professor (a) Homenageado (a) – deverá ser escolhido “um” professor por curso, a ser homenageado pelos formandos, o formando deverá entregar a placa e flores de homenagem ao professor escolhido. 7. Aluno (a) para entrega das Placas ou flores de homenagens: deverá ser escolhido “um” aluno por curso. Sua função será a de realizar a entrega da homenagem (providenciada pelos alunos) ao professor homenageado.

Composição da Mesa – a mesa deverá ser composta pelo: • Diretor da Unidade do Curso ou representante legal • Coordenador do Curso ou representante legal • Patrono/Patronesse • Paraninfo/Paraninfa

Discursos – deve haver quatro discursos obrigatórios: • Do orador: primeiro a discursar; • Do Paraninfo: antepenúltimo a discursar; • Do Patrono: Penúltimo a discursar; • Do Diretor ou seu representante legal: último a discursar É importante ressaltar, que a participação da festa de formatura não é obrigatória, entretanto, a colação de grau é obrigatória para todos os alunos, sem exceção, inclusive, a colação deverá ser oferecida pela universidade sem qualquer custo adicional. Concluídas todas essas fases, é hora de pensar nos preparativos para a festa de formatura propriamente dita, nesta fase, surge a questão: Quanto irá custar? Nesse momento é preciso adequar o sonho da festa ao valor disponível, determinando o valor e as formas de arrecadação de fundos para a festa de formatura, assim, será possível prever o valor que será angariado ao final e ir adaptando os gastos com a festa, ao provável faturamento. Nesse momento vale a pena optar por contratar o serviço de cerimonial, a escolha por esse serviço, pode facilitar muito a contratação, coordenação e execução de todos os demais serviços que compreende o evento formatura, já que um serviço de cerimonial é especialista e conhecedor da área.

Os preparativos poderão ser iniciados com a escolha do local para a festa, em seguida, os convites, o serviço de fotografia, decoração, o buffet, bebidas (poderá optar por um serviço especializado de bartender), a música (que pode ser banda, DJ ou orquestra), adereços (para alegrar a festa e promover uma brincadeira entre os convidados e formandos, durante a festa, e, fotografias), serviços de entretenimento (Drag Queens ou bartender, por exemplo), as lembrancinhas (que poderão ser distribuídas como brindes, para que os convidados guardem como recordação da festa de formatura), serviço de segurança. Além disso, e, caso também seja opção da turma, é preciso separar um momento para decidir sobre o dia, local e preparativos, referente, o churrasco de confraternização e a viagem de formatura (dia, local, valor, meio de transporte e formas de pagamento).




Além de todas as questões levantadas acima, o importante é lembrar que o sucesso vai além dos fornecedores e organizadores, é preciso ter em mente, que a festa de formatura é um evento familiar, que reúne pessoas de diferentes idades e que, por este motivo, não é um evento direcionado somente aos formandos e, sim, a todos os presentes. Tendo isso como princípio, a sua festa com certeza será um grande sucesso, sendo sempre lembrada por todos.